A comunicação via rádio existe há pelo menos 80 anos. Surgindo ainda na época das grandes guerras mundiais como forma de conectar os soldados a partir de grandes distâncias. A tecnologia entrou no mercado tradicional e se tornou um aliado forte para facilitar a comunicação nas mais diversas situações. Contudo, a comunicação analógica esbarrou em diversos desafios com o passar do tempo.

Hoje, temos a tecnologia dos rádios digitais, que tornou a comunicação via rádio ainda mais eficiente com as demandas cada vez mais urgentes e necessitadas de segurança, do mercado corporativo atual.

Segurança

Na comunicação analógica, os equipamentos operam em canais abertos, o que facilita a ocorrência de interferências e possíveis interceptações das mensagens. Já no sistema de rádio digital, a comunicação pode ser criptografada. Portanto, o  perigo de interferência ou falha na comunicação passar a ser nulo.

Possibilidades de uso

Com os rádios analógicos, só é possível fazer transmissões por voz. Já com os digitais, é possível enviar mensagens de texto, transmitir a localização por GPS, possibilita a chamada de voz para telefone fixo e móvel, recursos bluetooth, entre outros. 

Qualidade de áudio

O sistema analógico transmite a voz exatamente o que for dito, junto de quaisquer ruídos externos, que podem poluir e prejudicar a compreensão do que for transmitido. Já no sistema digital, o som tem uma saída mais limpa, pois conta com tecnologias que conseguem reduzir ruídos externos e eliminar a estática.

Espectro

O sistema digital admite mais de dois usuários por canal, diferente do analógico. Permitindo uma comunicação simultânea.

Durabilidade

A bateria dos rádios digitais tem uma maior duração, pois o sistema digital consome menos. Dessa forma, ele aguenta jornadas maiores de trabalho. Os equipamentos digitais também costumam ser mais robustos.

Cobertura

O sistema de rádio digital consegue ter um alcance maior do que o analógico. Além disso, ele corrige os erros em transmissões mais fracas.

Além de todos esses aspectos, muitos rádios digitais são compatíveis também com o sistema analógico, então é possível utilizar os dois sistemas sem problemas. A vantagem do rádio analógico é o preço, mas pesando o custo benefício do digital, a vantagem é muito maior.