O setor de segurança privada é um setor que tem crescido exponencialmente no nosso país, e por conta disso as empresas que atuam neste segmento tem se preocupado cada vez mais em oferecer um serviço que preze pela excelência. Afinal, a segurança privada atua em diversas situações, que englobam inúmeras possibilidades; isso inclui proteção e segurança de VIPs, “indivíduos que possuem elevado patrimônio” e celebridades, aberta ou secretamente, a proteção de dinheiro ou outros objetos de valor em locais fixos ou em trânsito e a guarda de propriedades e pessoas em muitas esferas.

Para que o serviço seja realmente eficiente, essas empresas adotam sistemas de comunicação resilientes, que estejam disponíveis o tempo todo transmitindo toda a informação necessária e conectando todos os agentes. Essa conexão a prova de falhas é capaz de salvar vidas e evitar problemas maiores, além de auxiliar na contenção de eventuais emergências. 

Muita das vezes, algumas empresas ainda estão utilizando como meio de comunicação, telefones celulares – que pode parecer, a princípio, barato e prático. Mas a médio e longo prazo, pode apresentar problemas operacionais: os sinais de telefones celulares podem ser irregulares ou mesmo inexistentes, especialmente dentro de edifícios. A cobertura do sinal móvel é determinada inteiramente pela operadora e há pouco ou nada que os assinantes possam fazer para lidar com cobertura não pontual ou falha de rede. Isso pode deixar os guardas de segurança expostos se eles não puderem soar o alarme, fazer uma chamada ou a chamada cair enquanto eles estão em movimento.

Para fazer o trabalho com eficiência e ajudar na proteção, é vital que os seguranças tenham um bom sistema de comunicação. Um dispositivo de comunicação confiável permite que eles mantenham contato com colegas e supervisores, recebam e disparem alarmes e participem de uma resposta coordenada a qualquer incidente ou emergência.

Os sistemas de rádio comunicadores permitem que os trabalhadores da área da segurança privada cumpram seus deveres legais de responsabilidades de cuidados para com seus funcionários, pois o rádio é um dispositivo de comunicação e de segurança. É também uma solução econômica, pois a equipe precisa carregar apenas um dispositivo que conectará todo o contingente. 

Capacidade, robustez, sistemas a prova de falhas com redundância e segurança podem ser ajustados aos requisitos da organização. Acima de tudo, a organização tem controle total sobre a rede de rádio, ao contrário das redes de telefonia móvel, onde não há nenhum.

Os sistemas de comunicação privados também têm a vantagem de uma gama muito mais ampla de opções de chamada do que os telefones celulares, incluindo chamadas individuais, em grupo e de transmissão, além de oferecer suporte a mensagens curtas de dados e uma variedade de aplicativos de segurança para ajudar a proteger o usuário.

A natureza do trabalho de segurança e os riscos envolvidos ajudarão a determinar o melhor rádio para a função, juntamente com o conjunto de recursos e aplicativos que o rádio precisa suportar. A Scarf pode ajudar a sua empresa a escolher o melhor equipamento para a sua operação.